segunda-feira, abril 21, 2008

Eng. Galamba de Oliveira, UM PRECURSOR...o meu Avôzinho!

Há pouco mais de 2 anos escrevi um post a dizer que o meu Avôzinho faria 91 anos naquele dia mas que ainda não conseguia escrever sobre ele.
Cheguei à conclusão que nunca conseguirei escrever sobre ele sem deitar umas lágrimas mas isso não é necessariamente mau.
Hoje aconteceu algo que me fez finalmente ganhar forças para lhe dedicar um post.
O meu Tio consegui o feito de passar para DVD umas gravações antigas em Betamax de entrevistas que o meu Avôzinho deu na televisão enquanto consultor especialista em Papel ( ver perfil em baixo).
Ao ouvi-lo (e apesar da qualidade de imagem/som não permitir que o embate emocional fosse tao grande quanto acharia) ganhei toda uma nova admiração por esta grande pessoa que era o meu Avôzinho. Tal como o título do DVD indica, eu sabia que ele tinha sido um grande pioneiro neste país mas não tinha noção de quanto.
Todas as entrevistas, passadas talvez no início da década de 90, tinham o mesmo tema: a utilização de papel usado para reutilização no fabrico de pasta de papel, o que nós hoje todos conhecemos como reciclagem.
E o que ele explicava nessas entrevistas era algo tão simples como, se cada um de nós separar o papel na sua casa, se conseguirmos explicar às crianças que o devem fazer então vamos conseguir grandes ganhos ambientais porque reduzimos substancialmente a necessidade da matéria-prima original, as árvores.
Fiquei orgulhosa dele e fiquei feliz, porque sei que hoje, na minha profissão de Eng.Ambiente posso dar o meu contributo para continuar o trabalho que o meu Avôzinho começou neste país.
Aliás, eu sei que um dos grandes factores que me impulsionou para esta profissão foi precisamente a grande admiração que tive pelo meu Avôzinho e todos os ensinamentos que tive oportunidade de recolher dele.
Obrigada!

Gosto muito muito de si Avôzinho, onde quer que esteja, tenho muitas saudades e muito orgulho de ser sua neta!


"Eng. Galamba de oliveira

O Eng. Galamba de Oliveira, sempre foi um homem da indústria.
Engenheiro Químico, licenciado pela Universidade de Grenoble, foi um notável especialista na produção de pastas de papel. Podemos dizer que foi um distinto precursor nesta fileira industrial.
Homem de muita experiência, percorreu uma imensa área nacional e internacional, conhecendo assim e bem de perto toda a realidade desta actividade industrial.
Colaborou activamente na instalação de unidades de produção, básicas e fundamentais, criando assim algum desafogo e independência relativamente à dependência da produção externa.
Desse pequeno núcleo de especialistas, o Eng. Galamba de Oliveira, era um "temido expert" requisitado frequentemente como consultor experiente tanto a nível do Estado, associativo ou privado.
Quando o país avançou com a temática da reciclagem (por força dos acordos na União Europeia), o Eng. Galamba de Oliveira era uma voz respeitada e a sua opinião era quase sempre tomada em consideração.
Neste DVD encontram-se alguns "pedaços" das intervenções efectuadas na televisão, relativamente à temática da reciclagem.
Gravação em DVD reconstituída digitalmente a partir de cassete BETAMAX."



Ps: Obrigada ao amigo pela sugestão de fazer este post!