quinta-feira, maio 31, 2007

Querido Beiral



No Sábado passado tive a felicidade de rever bons momentos.
Tive um almoço de antigos alunos da escola/colégio da minha infância, o Beiral.
Este colégio que me formou enquanto pessoa dos 3 aos 10 anos.
Vi e revi colegas que não via desde essa altura, há uns bons 15 anos!
É engraçado ver que tipo de pessoas se tornaram, que rumo profissional seguiram e fundamentalmente é muito interessante ver que alguns traços de personalidade se mantêm inalterados anos após anos.
Para mim a experiência não foi tão forte como para outros, porque sendo a minha mãe Educadora naquela casa há mais de 30 anos, tenho tido a possibilidade de lá ir ao longo dos anos e por isso fui ajustando aqueles espaços às minhas dimensões enquanto crescia.
Mas foi lindo acompanhar aquelas pessoas que lá não iam há 15 anos e ver as coisas um pouco pelos olhos delas.
É fantástico como tudo o que parecia enorme e gigante agora parece tão pequenino.
É bom ver que os pequenos pormenores que fazem a qualidade pedagógica desta Casa ainda continuam: os bichinhos da seda e as tartarugas em cada quarto, a horta e vindima, os famosos pique-niques, o jardim da areia, o jardim das árvores, a sala de pintura, o Plátano e muitas muitas outras coisas.
Foi bom recordar tudo e a amiga Ceci descreve-o como ninguém no seu blog.
Para recordar ficam algumas fotos:


O Jardim do Buxo que era um autêntico labirinto para nós de tão grande que era



O Jardim da Areia com os seus inúmeros recantos, os ferrinhos para as cambalhotas e os gigantes pneus.

Foi uma boa experiência e a repetir em breve, espero eu.
Obrigada por partilharem comigo estes momentos e este sítio especial.

12 comentários:

Luis Prata disse...

Bem.. espectacular o sítio.. :)

sedi disse...

Tive uma sensação semelhante quando voltei à "minha" escola primária, após muitos anos...parecia que tinha chegado ao Portugal dos Pequeninos... :)

Anónimo disse...

Olá! Encontrei este blog quando fazia uma busca por "colégio Beiral" no Google. Também eu sou ex-aluno :)! Estive no Beiral de 1981 a 1987, e tenho 30 anos, ou seja, quando eu estava na 4.ª classe deverias andar na infantil, talvez no quarto verde? hehe.

És filho de quem? Queria re-encontrar ex-colegas. O Beiral marcou-me como nenhuma outra escola que frequentei, lembro-me de cada detalhe e, principalmente, das pessoas e dos seus nomes (às vezes só dos nomes próprios, infelizmente, o que torna difícil procurá-las).

Um abraço!
Diogo Montalvão

Deixo o meu e-mail (sim, eu sei, é uma foleirada =P):
dm.eng@hotmail.com

F16 disse...

Espetacular!
Também fui aluno deste Magnifico Colégio...Já lá não vou há mais de 10 anos, mas qualquer dia vou lá fazer uma visita aquele que foi o maior palco da minha infância!
Estive lá de 89 e 94 julgo e felizmente ainda tenho alguns amigos com quem falo desde então ( Abraço aí ao Tomás Eiró, André Amaral e Francisco Gala! )...
Um abraço a todos e espero encontrar mais fotografias online desde Palácio!!
Zé André

Anónimo disse...

ola eu também andei no beiral :) tenho 30 anos e fui da turma do diogo estevinho, gonçalo santana lopes e de muitos mais que agora nem me lembro :) temos de combinar uma jantarada de antigos alunos para recordarmos esses bons velhos tempos :)

Beijinhos Teresa Sotto-Mayor...

ahhh é verdade o meu primo também andou la nessa altura chama-se Afonso Andrade Santos :)

teresinha26@hotmail.com (para mantermos o contacto)

Anónimo disse...

Olá, eu também estive no Beiral até à terceira classe (depois mudeime para Bruxelas e depois Londres) e era colega do Diogo Montalvão (que escreveu um comentário), da Mariana, Teresa, Ana Pinho. Descobri este blogue porque queria encontrar o telefone do Beiral. Gostava de inscrever lá a minha filha! O pai dela também andou no Beiral. Se souberem o web site do colégio por favor digam quaqluer coisa.

Mocas disse...

Olá a todos,

obrigada pelas mensagens que foram deixando.
O Beiral continua no mesmo sítio e com o mesmo nº telefone 217783337.
Há vários grupos do Beiral no Hi5 e há agora a Associação de Antigos Alunos q podem contactar em aaaebeiral@yahoo.com.
Eu sou filha da Goretti que continua a ser a Professora do Quarto Laranja.
Se quiserem uma forma de contacto mais directa deixem o vosso e-mail.
Cumpts,
Mónica

Ps: Se alguém vir isto em tempo útil, no próximo dia 8 de Novembro vai haver o 60º aniversário do Beiral.

Pedro Castaño disse...

Acabo de chegar da festa dos 60 anos. O Beiral está igual! eu andei lá até 1970

Anónimo disse...

A verdade é que esta escola deixa mesmo as suas marcas...
Por curiosidade pergunto aos meus amigos se também carregam com eles memórias tão doces destes tempos de infância e a maioria ou não se recorda ou fala deles com uma certa indiferença.
Recordo com um carinho especial tudo e todos que me acompanharam ao longo desses anos.
Um muito obrigada ao Beiral, por todos os momentos e valores transmitidos!
PS - Bjinhos pr vçs, Diogo e Inês ;)
Rita XM

Zeph disse...

Uau, isto está cheio de ex-alunos! Andei no Beiral entre os meus 3 e 4 anos de idade. Deve ter sido entre 1989 e 1990. Tinha dois amigos e os três éramos inseparáveis. Um tinha esse tal apelido Gala, não sei se seria o Francisco de que falam. O outro era Diogo... mas o apelido de que me lembro soava a alguma coisa como Semet ou Semete... Não sei. Sei que os pais dele eram médicos e, portanto, colegas dos meus. E acho que ainda tinha outro amigo, mas desse só me lembro mesmo da cara. xD Sei que fui à festa de anos dele e mais nada. São memórias muito longínquas... Há alguns anos voltei a passar pelo colégio e fiquei impressionado como aquele mundo enorme virou miniatura! lol Lembro-me de andar entre aqueles pneus e acho que até tenho uma foto minha metido num deles! Lembro-me também da Dona Felicidade e de no dia dos meus anos lhe ir levar uma fatia do meu bolo de anos. E... havia uma sala com um piano onde nos punham a dançar ao som da música ou já estou a inventar? Julgo que sim... Será que havia até mais do que uma sala com pianos? Precisava de refrescar estas reminiscências... Ah, e claro, se alguém se lembrar de um tal Zé Rui, faça o favor de dizer! :)

Abraços

Teodoro..(professor ginástica) disse...

Lembram-se do tio doro ?? o professor de ginástica ? gostei de ler alguns comentários vossos !..voçês fizeram e ainda fazem enquanto viver, parte da minha vida. Foram 20 anos a dar-vos aulas no nosso " Pavilhão " enorme de 10mts X 3mts, agora comido pela 2ª circular. Era pequeno mas cabiamos TODOS esempre em movimento.E os banhos na Caparica nos meses de Julho ? e os passeios por Monsanto e a apanha do musgo para o presépio ? Digo-vos que foram felizes pelos pais que tiveram e da sua escolha pelo Beiral, pois foi e ainda é uma Escola FANTÁSTICA. O vosso ex-professor, tio doro. Teodoro. deixo-vos aqui o meu email : viriatodacruz@sapo.pt....ABRAÇO-VOS COM IMENSO CARINHO E SAUDADES.

Mocas disse...

Olha o "Tio Doro" :)

Sou a autora do blog e filha mais nova da Goretti!

Fiz questão de deixar o seu post no grupo de Facebook do Beiral.
Andam por lá mais de 500 ex-alunos do Beiral e tal como aqui muitos falam de si.

Um grande beijinho,

Mónica